MISSÃO ILHA DO MAIO

Durante o mês de agosto de 2019 a voluntária Matilde Fernandes teve a oportunidade de representar os VSF - Portugal na missão da Ilha do Maio em Cabo Verde. Esta missão, realizada no âmbito da conservação de tartarugas marinhas, marcou o início da nova colaboração dos VSF - Portugal e da Fundação Maio Biodiversidade.

No Maio, a voluntária integrou as equipas de monitorização e salvamento de tartarugas de diferentes localidades, desde resgate de tartarugas, controlo de predadores, salvamento de ninhos e libertação de crias. Segundo as palavras da voluntária "...é de realçar o trabalho e a dedicação destas equipas...".

A par deste trabalho, foram organizadas duas ações de sensibilização com as crianças locais. As ações tiveram como tema “Vamos cuidar deles? O meu cão, meu guarda, meu amigo!”. Nestas ações foram abordadas várias questões desde controlo de populações, vacinação, desparasitação e alimentação, entre outras.

De acordo a vontária "foi sem dúvida uma experiência com um impacto inexplicável, tanto a nível pessoal como profissional. O que aprendi e cresci na Ilha do Maio, só o podia ali. Trago comigo todos os bons dias dos estranhos que passam a não ser estranhos, os abraços das crianças e os enormes sorrisos por levá-las a dar um mergulho ou ensiná-las uma palavra em inglês".

Salienta-se que o projeto de conservação de tartarugas marinhas tem a orientação do Laboratório de Bacteriologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, em parceria com a Fundação Maio Biodiversidade.